ENTREVISTAS

Simone Bohry é psicóloga e mestre em Psicologia Clínica e Cultura. Ela é autora do artigo “Ensina a Criança”, da revista Quebrando o Silêncio 2020. Em seu texto, ela aborda que, além da legislação, a violência precisa ser combatida com base na educação transmitida às crianças. Neste vídeo, Simone aborda um pouco mais sobre como a cultura e a comunidade religiosa podem se unir para enfrentar problemas como o abuso.

Thamires Mattos é jornalista e mestranda em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas. Ela é autora da reportagem de capa da revista Quebrando o Silêncio 2020, que leva o título “Vozes Silenciadas”. Neste vídeo, Thamires conta um pouco sobre como foi vivenciar as pesquisas, dados e ouvir relatos fortes de entrevistados sobre um tema tão delicado e importante.

A juíza Hermínia Maria Silveira Azoury, responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no ES, é a idealizadora do Botão do Pânico – um dispositivo criado na cidade de Vitória, para ajudar o Tribunal de Justiça do estado no combate contra a violência sobre as mulheres. O botão do pânico é um dispositivo eletrônico de segurança preventiva que possui GPS e também gravação de áudio. Em 2019, a Dra. Hermínia recebeu o Diploma Bertha Lutz, concedido pelo Senado Federal a pessoas que se destacam na luta pelo protagonismo feminino na sociedade brasileira.

Maria da Penha Maia Fernandes é uma farmacêutica brasileira que, no ano de 1983, sofreu severas agressões e tentativas de homicídio do marido, o professor universitário Marco Antonio Heredia Viveros.  Em uma delas, após ser ferida por um tiro, ficou paraplégica. Autora do livro “Sobrevivi… posso contar”(1994) e fundadora do Instituto Maria da Penha (2009), ela ainda hoje fala sobre a sua experiência, dá palestras e luta contra a impunidade dessa violência que é social, cultural, política e ideológica, afetando milhares de mulheres, adolescentes e meninas em todo o mundo. Sua história inspirou a criação da lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha.