Quarentena como aliada

A sensação dos últimos dias é que o tempo tem sobrado e também nos faltado. Quantas coisas queríamos ter feito enquanto estávamos numa rotina sem pausas. Corríamos de um lado para o outro e muitas vezes não conseguíamos parar nem para admirar as coisas belas da vida. Faltava tempo para brincar com filhos, visitar os pais, desejar um feliz aniversário para os amigos, ler um livro e conversar. Talvez não parássemos para desejar um simples boa noite, ou para esperar nossa vez na fila sem expressar insatisfação pela demora.

Não podemos ignorar que nossa vida está sendo completamente afetada pela atual situação do país e do mundo. Provavelmente não consiga se lembrar quando foi a primeira vez que ouviu falar sobre a Covid 19. Ou pensou que esse assunto estava tão longe e fora da sua realidade que não compensava perder o seu tempo precioso com ele.

Mas num piscar de olhos, vimos a necessidade de nos adaptarmos e reinventarmos em uma nova realidade. O que a princípio seriam quarenta dias agora se transformam em dias sem fins.

Tenho ouvido em muitos momentos a expressão o mundo parou. Parou para que pudéssemos andar novamente. Agora podemos refletir e fazer uma releitura de nossa história. Podemos agarrar as oportunidades que estão a nossa frente e fazer da pandemia não o pico do nosso estresse negativo, mas o incentivo para tratarmos novas oportunidades colocadas a nossa frente.

Nesse período entre o novo e o desconhecido é necessário cuidarmos de forma mais intensa de nós mesmos e dos nossos pensamentos e assim buscarmos encontrar o equilíbrio entre o físico, mental, social e espiritual. Melgosa (2010, p.16) enfatiza a importância do equilíbrio nos aconselhando a evitar se concentrar em apenas uma área do desenvolvimento para não causar desequilíbrio nas demais.

São vários relatos que ouvimos de pessoas que estão usando a crise como aliada. Um em especial me chamou a atenção. Uma mulher graduada em pedagogia, residente da cidade de Petrópolis, se viu na situação de desemprego. Aproveitando o período da quarentena começou a se aperfeiçoar através de cursos e receitas oferecidos pela internet, e tem se saído muito bem na venda de pães integrais e tradicionais.

E que tal, mesmo em meio a home office, isolamento social, a correria das aulas online, as constantes reuniões através do zoom, equilibrarmos essas áreas e tirarmos um tempinho para aproveitarmos o melhor que o isolamento tem a nos oferecer?

São muitas opções, que a cada dia surgem de cursos, livros, artigos e entretenimentos, que através de sites interessantes podemos conhecer. Vamos apresentar algumas alternativas para despertar seu interesse e serem desenvolvidas:

Momento da Leitura

A leitura pode ser uma grande companheira durante o isolamento.  Ela eleva nossos conhecimentos, traz informações e a sensação de viajarmos para outras culturas e lugares. Podemos encontrar uma diversidade de assuntos em livros e revistas:

http://www.revistavidaesaude.com.br

https://cevisa.org.br/portal/blog-home/

https://www.amazon.com.br/

Cozinhando de Forma Saudável

Cozinhar pode ser ainda mais agradável quando conseguimos conciliar sabor, qualidade e praticidade. Para muitas pessoas, a cozinha se torna um momento de terapia. E nesse ápice, vale dedicarmos em receitas mais saudáveis:

https://bambuchuveroso.com.br/

https://www.novotempo.com/programa/vidaesaude/

https://www.feliz7play.com/pt/alimentacaosaudavel/

 Exercício Físico

Por mais que nesse momento o recomendado seja não sair de casa, ainda é possível exercitar usando programas online e recursos que temos em casa. O Exercício físico tem sido recomendado para o tratamento de várias doenças:

https://www.facebook.com/CEVISA/videos/715238542350820/

https://www.youtube.com/watch?v=Ez4hYxUkRO0

https://www.youtube.com/watch?v=Kb6QdTzMOj4

Fazer um Curso

Invista o seu tempo aprimorando, inovando seus conhecimentos e desenvolvendo habilidades. Algumas instituições estão disponibilizando cursos gratuitos em diversas áreas de interesse:

https://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/?goback=%2Egde_1876153_member_208379733

https://www.ev.org.br/

https://exame.com/carreira/11-plataformas-que-oferecem-cursos-de-graca-e-online-com-certificado/

Por fim, lembre-se que não podemos controlar o tempo que irá durar esse período de crise e nem suas consequências, mas podemos escolher desenvolver ainda mais e ver esses dias como nossos aliados.

Fonte: MELGOSA, Julián. Mente Positiva: Como desenvolver um estilo de vida saudável. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2010.

ALVES, Rosana; MORAIS, Rosângela; NEVES, Sam. O Designer da Decisão: 5 técnicas para escrever sua própria história. São Paulo, 2018.

 

Autora do artigo:
Daiane Caroline Dias
Graduada em Administração e Empresas e Letras e tem MBA em Marketing Educacional.

Ministério da Mulher  – União Sudeste Brasileira
Igreja Adventista do Sétimo Dia

Todos os direitos reservados © Missão Mulher 2022. Desenvolvido por Agência ALX