Outubro Rosa é tempo de falar de amor e cuidado

A todo momento nós podemos encontrar maneiras de fazer missão.  Que tal aproveitar o Outubro Rosa para alcançar as mulheres da sua comunidade? Nesta época do ano, podemos alcançar mulheres que precisam ser orientadas sobre o câncer e meios de prevenção, mulheres que estão em tratamento e precisam de apoio, familiares, e ainda aproveitar as histórias de quem já venceu o câncer como motivação.

Em cada ação, você tem oportunidades para testemunhar Jesus, quer seja em orações, músicas,  sermões, e com atos de bondade.

Preparamos algumas dicas para você e estamos ansiosos para aumentar a lista com a sua ideia!

Doação de Cabelo – Muitos tratamentos contra o câncer causam queda de cabelos e isto tem um impacto grande no aspecto emocional dos pacientes. A confecção de perucas com cabelos naturais é uma alternativa amplamente explorada, e você pode contribuir Muitas instituições começam a receber cabelos a partir de 10 cm. Que tal mudar o visual e ainda ajudar ao próximo?

Lenços e Turbantes – Para esconder a queda de cabelos, muitas mulheres usam lenços ou turbantes. Que tal fazer doações ou mesmo confeccionar este tipo de produtos para presentear mulheres ou instituições? Outra dica é promover um dia de arrecadação de lenços na sua igreja para serem distribuídos posteriormente.

Aulas de Beleza/Autoestima – Os efeitos do tratamento do câncer são bastante visíveis em muitas pacientes, tanto na queda de cabelos, quanto na pele. Que tal promover aulas para mulheres com câncer, ensinando como usar lenços e turbantes de maneiras variadas, ou mesmo a fazer maquiagem?

Dia da Beleza – Profissionais da área da beleza, como cabeleireiros, maquiadores, manicure e etc, podem se juntar para promover um dia especial para as pessoas que estão em tratamento. Esta ação pode ser realizada nas instituições que apoiam mulheres.

Book da vitória – Muitas mulheres em tratamento contra o câncer enfrentam também a depressão, por causa dos efeitos colaterais que provocam mudanças no corpo, como a queda de cabelos, por exemplo. Fotografias profissionais são importantes para que elas reconheçam a própria beleza, e, para isto acontecer, você pode reunir um grupo de profissionais de beleza e de fotografia.

Cursos de artes – Aprender artesanato é uma atividade que ajuda quem está enfrentando o câncer a desviar o foco das preocupações do momento, além de oportunizar a aquisição de uma fonte de renda extra. Você pode promover aulas de artes manuais como crochê, tricô, pintura e etc.

Doação de produtos – Que tal montar uma cesta com produtos de higiene beleza para mulheres com câncer? Atenção para as marcas que podem ser consumidas por elas, por exemplo, que sejam hipoalergênicos.

Visitas – Estar doente, muitas vezes, impede de locomover, seja pelo repouso na própria casa ou por causa da internação hospitalar. Procure visitar estas mulheres, mesmo que virtualmente, através de ligações de vídeo, para que elas se sintam amadas e recebam palavras de conforto.

Cante e conforte – A música tem sido um importante aliado para amenizar os momentos de solidão e dor das pacientes com câncer. Que tal promover serenatas para quem está na luta contra o câncer?

Cartas – Que tal incentivar a redação de cartas para mulheres que estão enfrentando o câncer, com palavras motivação, carinho e apoio espiritual? Você pode endereçá-las a hospitais e instituições para que sejam distribuídas entre as pacientes.

Aulas de culinária – Existem alimentos que podem contribuir para o tratamento oncológico. Que tal ensinar receitas saudáveis para a paciente ou mesmo familiares? Se possível, prepare pessoalmente porções destes alimentos na casa delas, e se nao for possível, você pode cozinhar em casa e entregar.

Bons exemplos-  Se você conhece alguém que venceu o câncer, incentive-a a usar a própria trajetória como alerta para a prevenção e também como motivação para quem está em tratamento; quer seja em eventos na igreja ou na comunidade.

Campanhas de prevenção

  • Distribua panfletos e cole cartazes de orientação e prevenção do câncer em locais onde há circulação de mulheres.
  • Promova encontros, como chás entre amigas, e convide mulheres para palestras com profissionais da área de saúde. Quando for preparar alguma lembrança, sempre pense no rosa, um marco da campanha de combate ao câncer feminino.
  • Faça parceria com unidades de saúde básica da sua região, para auxiliar a captação de mulheres para a realização de mamografias.

Ministério da Mulher  – União Sudeste Brasileira
Igreja Adventista do Sétimo Dia

Todos os direitos reservados © Missão Mulher 2022. Desenvolvido por Agência ALX