Os 3 maiores benefícios do perdão para sua vida

Uma pesquisa brasileira divulgada em 2019 associou a dificuldade de perdoar com o risco de enfarte. Mas não é preciso chegar até lá para sentir os prejuízos da falta de perdão.

 

Pode parecer que no ato de perdoar o maior beneficiado seja o agressor, porém, de acordo com a psicóloga Miriam Rodrigues, a pessoa mais beneficiada é a que ofereceu o perdão. Vamos descobrir por quê?

1 – O perdão possibilita libertar-se de emoções negativas

Uma das vantagens que o perdão traz para quem o oferece é a libertação de emoções negativas que só trazem dor e sofrimento.

“Resolvendo, assim, maus entendidos internos que a pessoa poderia carregar por toda vida causando até mesmo enfermidades. Estudos comprovam que o ódio e rancor influenciam em doenças e podem até levar à morte”, pontua Miriam.

Outros aspectos positivos que o perdão traz para a saúde emocional são:

  • Desenvolvimento da assertividade;
  • Sentir-se em paz consigo mesmo e com os outros;
  • Não deixar ciclos abertos;
  • Tranquilidade;
  • Sono de qualidade.

2 – Pessoas que perdoam desenvolvem relacionamentos melhores

Relacionar-se com alguém que perdoa é mais seguro, pois possibilita às pessoas ao seu redor serem elas mesmas.

“Pense comigo: todos nós temos defeitos e falhas. Não conseguimos manter relações perfeitas. Então quando sabemos que a perfeição não está sendo exigida, nos sentimos livres para ser quem somos”, explica a psicóloga.

Miriam destaca ainda: “Um relacionamento onde tudo sempre parece perfeito está doente. Alguém está se sentindo reprimido de mostrar quem realmente é”.

Perdoar é amar a ponto de deixar o outro livre porque aceitamos suas diferenças e sabemos que também somos aceitos neste relacionamento, que pode ser de amizade, casamento, maternidade, paternidade, entre outros.

Porém, seremos assertivos e falaremos quando algo incomodar e deixaremos o outro falar quando ele não gostar de algo.

3 – Perdoar permite ressignificar experiências

Os relacionamentos que tivemos em nossa infância influenciam a forma como enxergamos o perdão.

Por exemplo: se tivemos pais muito rígidos, que não nos perdoavam mas castigavam de forma muito violenta, teremos uma grande tendência de agir da mesma forma.

“Precisamos ressignificar. Podemos aprender pois somos racionais. O perdão é algo que todos podemos experimentar. Se não consegue sozinho procure ajuda profissional”, orienta a psicóloga.

Agora que você já conhece os três maiores benefícios do perdão para a sua vida, que tal colocar o ato de perdoar em prática? Deixe um comentário dizendo o que achou do artigo e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

Ministério da Mulher  – União Sudeste Brasileira
Igreja Adventista do Sétimo Dia

Todos os direitos reservados © Missão Mulher 2022. Desenvolvido por Agência ALX