Estou com câncer, e agora?

Oitenta por cento das mulheres que procuram os médicos para falarem sobre as mamas, o fazem porque perceberam algum tipo de alteração durante o autoexame. Geralmente, elas já chegam com bastante medo, mas, em primeiro lugar, é preciso ressaltar que nem sempre um nódulo significa câncer.

Entretanto, se você já fez os exames solicitados pelo seu médico e o diagnóstico já está definido, é hora de pensar nos passos que deseja tomar para enfrentar a doença.

Tomando decisões sobre o tratamento

Sempre converse com o seu médico e discuta as opções de tratamento para seu caso, bem como seus possíveis efeitos colaterais. Isso pode ajudar, para ajudar a tomar a decisão que melhor se adapte às suas necessidades.

É um direito seu procurar uma segunda opinião. Isso pode lhe trazer mais informações e ajudá-la a se sentir mais confiante sobre o tratamento que escolher.

Em alguns casos, participar de estudos clínicos pode ser a única maneira para ter acesso a novos tratamentos. Pergunte para seu médico sobre essa possibilidade.

Considere métodos complementares ou alternativos, que podem incluir vitaminas, ervas e dietas especiais, ou outros métodos, como acupuntura ou massagem. Converse com seu médico antes de iniciar qualquer terapia alternativa.

Para algumas pessoas, quando os tratamentos não estão mais controlando o câncer, pode ser hora de pesar os benefícios e riscos de continuar a tentar novos tratamentos. Se você continuar (ou não) o tratamento, ainda há coisas que você pode fazer para ajudar a manter ou melhorar a sua qualidade de vida. Algumas pessoas, especialmente se a doença está avançada, podem não querer receber mais tratamentos. Existem muitas razões pelas quais você pode decidir querer interromper o tratamento, mas é importante conversar com seus médicos antes de tomar essa decisão. Lembre-se de que mesmo se você optar por não tratar o câncer, você ainda pode receber cuidados de suporte para ajudar com a dor ou outros sintomas, e isso se chama tratamento paliativo.

Aproveite o Outubro Rosa e converse com uma amiga sobre o autoexame. SuperAção é, acima de tudo, uma super ação!

Ministério da Mulher  – União Sudeste Brasileira
Igreja Adventista do Sétimo Dia

Todos os direitos reservados © Missão Mulher 2022. Desenvolvido por Agência ALX