Dormir demais é prejudicial?

O sono é algo essencial para uma boa saúde física e mental, e muito se fala sobre os prejuízos da falta dela, mas nos últimos tempos temos notado que dormir mais de 8-9 horas pode ser um fator de risco. Segundo Albuquerque, dormir durante muitas horas por dia pode causar problemas na saúde como doenças cardíacas, onde aponta que existe uma relação entre esses fatores, ainda não se sabe se dormir muito pode causar doenças cardíacas ou potencializar problemas pré-existentes.

De qualquer maneira, qualquer tipo de anomalia no sono, seja por excesso ou pela falta dele, deve ser investigada. Durante esse momento de pandemia que estamos vivendo, é possível perceber que muitas pessoas estão trocando o dia pela noite, ou acabam dormindo muito mais do que geralmente dorme no seu dia a dia, e isso, além de problemas
físicos podem causar problemas psicológico.

Seguindo isso, Legnani diz que bons hábitos de sono são então mediadores para o funcionamento psicológico, diminuindo sintomas de depressão, ansiedade e estresse, além de prevenir também a obesidade.

Sendo adequado 8 a 9 horas de sono para um adulto, alterando a quantidade de horas de sono, de acordo com a idade da pessoa. O fato é, dormir mais de 9 horas por dia é prejudicial e deve ser investigado para se entender o porquê dessa alteração no sono, mas para ajudar na regularização, pode-se também criar uma rotina, onde para começar é necessário que se tenha um planejamento, colocando nele o que vai fazer, organizando o dia de
forma consciente e que tenha um propósito.

Dessa maneira, podemos dizer que é de extrema importância manter uma rotina para conseguir uma boa saúde física e mental, onde é interessante que se faça uma lista das atividades que deseja desempenhar durante o dia, tendo então como um dos benefícios, ao terminar o dia, sabendo que fizemos aquilo que nos propusemos a fazer.

Ler, interagir mesmo que virtualmente com outras pessoas e praticar exercícios físicos são algumas dicas importantes e sugestões para fazer parte dessa rotina. De acordo com Garcia os exercícios físicos contribuirão para um bem-estar geral, ocasionando diversos benefícios para nosso corpo, melhorando a condição cardiovascular e também a diminuição de estresse e ansiedade, além de melhorar a imunidade.

Devemos estar sempre atentos aos sinais que nosso corpo nos mostra além de nos cuidar tendo um sono de qualidade e com quantidade de horas adequadas. Mas lembre-se que você não está sozinho, e se sentir que não está conseguindo criar ou até mesmo voltar a sua rotina, se está sentindo que passar por esse momento está difícil para você, procure ajuda profissional com médicos e psicólogos, para entender, compreender e passar por essa fase que estamos vivendo.

Autora do artigo:
Psicóloga Hafiza Santana
CRP 16-7149

Referencias:
ALBUQUERQUE,Rodolfo. Dormir demais pode fazer mal ao coração. SAÚDE E BEM-ESTAR, 2016. Disponível em: https://www.gndi.com.br/saude/blog-dasaude/dormir-demais-pode-fazer-mal-ao-coracao.

Acesso em: 18, maio e 2020.
LEGNANI, Rosimeide. HÁBITOS DE SONO E PRÁTICA HABITUAL DA ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Rev. educ. Fis., 2015.

Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000100147&lang=pt#B13. Acesso em: 19, maio e 2020.

Isolamento social: criar uma rotina pode preservar a saúde mental e física. Saúde e
você, Porto Alegre-RS, 18, Abril e 2020. Disponível em:
https://www.hospitalmoinhos.org.br/saude-e-voce/isolamento-social-criar-umarotina-pode-preservar-saude-mental-e-fisica/. Acesso em: 18, maio e 2020.

Ministério da Mulher  – União Sudeste Brasileira
Igreja Adventista do Sétimo Dia

Todos os direitos reservados © Missão Mulher 2022. Desenvolvido por Agência ALX