Conheça o melhor exercício para emagrecer

Emagrecer está na lista de desejo de muitas mulheres. Mas, para atingir este objetivo, é preciso ter disciplina e suar a camisa. Para ajudá-la nesse processo apresentamos neste artigo o melhor exercício para emagrecer.

De acordo com a educadora física Marileide da Silva, o que provoca o emagrecimento é o déficit calórico, ou seja, gastarmos mais calorias do que ingerimos.

“Cem por cento das calorias vêm pelos alimentos. Com o exercício, nós gastamos entre 10% a 30% de calorias. Então, para emagrecermos, o que funciona mais é uma dieta equilibrada, ou uma reeducação alimentar de forma gradual. São as boas escolhas que fazemos durante o dia que fazem a diferença para o emagrecimento”, afirma Marileide.

Sendo assim, qual é a colaboração do exercício físico? “Ele entra como aliado da dieta para que você alcance seus objetivos mais rápido e de forma mais eficiente”, pontua a educadora física.

 A importância de aliar exercício físico à dieta

 Quando realizamos apenas dieta, perdemos peso mas temos um prejuízo pela perda de massa muscular. Já se realizamos dieta e exercícios estaremos mantendo a massa muscular e perdendo mais gordura.

Em 2004, foi realizada uma pesquisa no Canadá por 14 semanas com três grupos de mulheres obesas e sedentárias:

  • Primeiro Grupo: consumiu menos 500 calorias por dia.
  • Segundo Grupo: realizou exercícios físicos cinco vezes por semana, gastando 500 calorias por dia com os exercícios.
  • Terceiro Grupo: corria cinco vezes por semana, mas também ingeria 500 calorias a mais por dia.

A educadora física explica que no primeiro e no segundo grupo houve um déficit calórico de 500 calorias por dia e o terceiro grupo estava com equilíbrio calórico, ou seja, havia perdido 500 calorias, mas também ingerido 500 calorias.

Após as 14 semanas foi constatado que:

  • O primeiro e o segundo grupo perderam peso de forma igual. Então foi comprovado que precisamos de equilíbrio entre as calorias consumidas e as calorias gastas.  Mas o segundo grupo perdeu mais gordura do que o primeiro.
  • O terceiro grupo, apesar de não ter perdido peso, perdeu gordura de forma similar ao primeiro grupo que só fez a dieta.

Dessa maneira, os exercícios físicos ajudam a preservar massa muscular prevenindo a flacidez corporal e também ajudam a perder peso de maneira mais rápida.

E muitos outros benefícios são somados para que você tenha uma qualidade de vida melhor. São eles: dormir melhor, realizar as atividades com mais energia e ter maior clareza mental.

Qual exercício escolher?

 De acordo com a educadora física Marileide da Silva, o HIIT é o modo de treinar que mais auxilia no gasto calórico. As pesquisas mostram que esse modo de treinar faz com que você continue gastando calorias após o exercício.

“O HIIT é um treino intervalado, ou seja, são exercícios realizados com alta intensidade, mas de curta duração. E você pode fazer esse modo de treino com uma corrida, na bicicleta, com polichinelo, entre outros. Um exemplo: quando estiver na esteira você pode caminhar um minuto e depois correr em uma velocidade mais intensa por um minuto e assim ir intercalando entre caminhada e corrida”, explica Marileide.

A educadora física também afirma que os exercícios aeróbicos são ótimos para gasto calórico, mas se tornam mais eficientes quando combinados com musculação.

“Você pode intercalar os dois tipos de treinos em um só dia ou intercalar um dia de cárdio ou aeróbico e outro de musculação. Lembrando que se você realizar um exercício aeróbico de longa duração como caminhada você está melhorando a sua resistência. Já os exercícios de musculação estarão lhe ajudando a ganhar massa muscular”, pontua. Exemplos de exercícios aeróbicos são: caminhada, corrida, ciclismo e natação.

Porém, o mais importante é você fazer uma atividade física que lhe seja prazerosa. Isso trará uma melhor qualidade de vida e melhorará a sua imunidade!

O que achou deste artigo que lhe mostrou o melhor exercício para emagrecer? Deixe um comentário e compartilhe este conteúdo com suas amigas nas redes sociais para que juntas vocês busquem ter uma melhor qualidade de vida.

Ministério da Mulher  – União Sudeste Brasileira
Igreja Adventista do Sétimo Dia

Todos os direitos reservados © Missão Mulher 2022. Desenvolvido por Agência ALX