Como conhecer a Deus: 3 passos simples para manter a comunhão

A maior parte da população brasileira, 87%, se declara cristã, de acordo com o Censo de 2010. Mas, apesar de terem uma base cristã em sua formação, muitas pessoas se perguntam como conhecer a Deus.

Confira a seguir algumas dicas importantes que vão ajudá-la neste processo de conhecimento e comunhão com Deus.

 Como podemos conhecer a Deus?

Entender o motivo pelo qual você considera importante conhecer a Deus pode ajudar nesta busca, de acordo com o pastor Thiarlles Boeker.

“Veja o que Jesus diz em João 17:3: ‘E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.’. Perceba que quando falamos a respeito de conhecer a Deus, estamos tratando de um assunto que envolve a vida eterna, portanto, creio que muito importante para nós todos”, pontua o pastor Boeker.

Na Bíblia amar, conhecer e guardar são tratados como sinônimos. Estas palavras se relacionam quando falamos a respeito de conhecer a Deus.

Veja que interessante: “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” (1 João 4:8). Podemos dizer que para se conhecer a Deus é preciso amar.

Antes de definir que conhecer a Deus é basicamente amar, pensemos em mais um verso: “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.” (1 João 2:3). Veja que o mesmo João diz que conhecemos a Deus quando guardamos mandamentos.

Então conhecemos a Deus quando amamos ou quando guardamos mandamentos?

Como já foi dito, estamos falando da mesma coisa. Amar ou guardar mandamentos são entendidas como sendo a mesma ação. Para ficar ainda mais claro, veja o que Jesus afirma aqui: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” (João 14:15). Perceba que estamos falando de ações inseparáveis. Conhecer significa amar, e amar significa guardar mandamentos.

Veja que é muito simples, a lei de Deus pode ser resumida em uma palavra, ou seja, amor. Esta compreensão está totalmente alinhada com o ensino de Jesus:

“28. Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?

  1. Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!
  2. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
  3. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”

Marcos 12:28-31

Veja que a resposta de Jesus resume os mandamentos em amar e amar. Concluímos então que conhecer a Deus é algo profundo, que exige de nós uma espécie de espelhamento. Em outras palavras, somos transformados pelo que contemplamos. Os mandamentos de Deus expressam seu caráter de amor, e ao passarmos tempo com Ele, vamos refletir isso em nossa vida.

“3. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos,

  1. porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

1 João 5:3,4

Como podemos manter a comunhão com Deus? Veja três dicas

  1. Não existe comunhão sem leitura da palavra. A Bíblia é a carta de Deus para nós. Diz o texto Bíblico: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:17).
  2. O melhor momento para desenvolver sua comunhão com Deus é na primeira hora do seu dia, antes de qualquer interferência. Diz o salmista: “De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.” (Salmos 5:3). Não saia para as batalhas da vida sem antes ter conversado com Deus. O dia pode ate não mudar, talvez enfrente os mesmos desafios, mas entenda que quando buscamos a Deus não são necessariamente as dificuldades que mudam, mas a nossa atitude frente as dificuldades. Você será mais forte, assertiva e vencedora, pois Deus estará com você.
  1. Tenha uma vida de constante oração. “Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17). Claro que é importante ter momentos fixos de oração, mas isso não deve impedir uma conversa continua com Deus. Pergunte sempre o que Ele faria, peça para que Ele te dirija antes de cada conversa, compra, trabalho, entre outros.

“Lembre-se: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5). Não há vida sem esta ligação profunda com nosso Deus. Que Ele sempre esteja presente em sua vida.”, afirma o pastor Boeker.

Viu que o desejo de como conhecer a Deus é algo que está acessível a todos? Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como conhecer e manter comunhão com Deus!

Ministério da Mulher  – União Sudeste Brasileira
Igreja Adventista do Sétimo Dia

Todos os direitos reservados © Missão Mulher 2022. Desenvolvido por Agência ALX