Como começar a ler a Bíblia

A Bíblia é um conjunto de 66 livros que reúne histórias dos nossos antepassados, orientações que são válidas para os dias de hoje e profecias acerca de acontecimentos do futuro. Por isso, diante de tantos conteúdos, muitas pessoas ficam na dúvida sobre como ler a Bíblia.

Este livro sagrado foi escrito por 40 homens inspirados por Deus, num período de 1.600 anos. Originalmente, os textos foram registrados em aramaico, hebraico e grego. Mas a Bíblia já foi traduzida para mais de 2.400 idiomas e ainda hoje é o livro mais vendido do mundo.

Para extrair o máximo dos ensinamentos que esta grande biblioteca traz para a nossa vida, preparamos um guia para ajudar você a como ler a Bíblia. Continue lendo este artigo para conferir todas as dicas.

Passo 1: Ore

Antes de abrir a Bíblia, devemos orar pedindo que o Espírito Santo nos direcione na leitura de Sua Palavra. Assim, Deus nos guiará em todo o estudo e nos revelará a Sua vontade por meio da leitura da Bíblia.

Passo 2: Escolha um método

Toda a Bíblia é inspirada por Deus. Então, você pode começar a leitura pelo livro que preferir e Deus vai guiar o seu aprendizado. Porém, o pastor Eber Nunes destaca dois métodos que podem ser muito úteis para quem está tendo o primeiro contato com a Bíblia. Conheça:

1 – Método básico

 Este método consiste em:

  • Capítulo do dia: Leia um capítulo por dia;
  • Verso preferido: Separe um caderno e escreva o verso bíblico que mais lhe chamou a atenção e tente memorizá-lo ao longo do dia;
  • Mensagem para hoje: Escreva o que entendeu do texto bíblico. E se não compreender alguma parte dele, anote uma observação para fazer uma pesquisa posteriormente;
  • Aplicação para vida: Registre como aplicar aquele verso em sua vida prática. Essa é uma das partes mais importantes do estudo da Bíblia. É o que Deus deseja falar ao seu coração.

2 – Método 5Ps

O “Método dos 5 Ps” se refere a cinco aspectos de aprofundamento do estudo, cada um dos quais começa com a letra P.

Após ler a Bíblia, preferencialmente poucos versos, o estudante seleciona:

  • Um Princípio de vida: um ensino marcante do texto lido que pode ser de utilidade para a vida diária.
  • A seguir, elabora-se uma Paráfrase, ou seja, o verso nas palavras do leitor.
  • Depois, anota-se de que modo o verso lido pode ajudar a enfrentar as lutas e Problemas Pessoais.
  • O próximo item tem a ver com dois aspectos importantes: qual o Proveito ou benefícios de seguir o princípio de vida que foi descrito? E qual o Prejuízo que se terá caso não se obedeça a esse princípio de vida?
  • Finalmente, encerra-se com o Plano de Ação: o que pode ser feito na prática para operacionalizar e para não esquecer o que foi lido?

Veja mais algumas dicas no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=gXhQiFPGBCo

Benefícios de estudar a Bíblia

De acordo com o pastor Eber Nunes, há diversos benefícios intelectuais no estudo deste livro sagrado. “Na Bíblia encontramos as orientações para um viver seguro, correto e de acordo com a vontade de Deus”, pontua.

A escritora norte-americana Ellen White afirma categoricamente, no livro Educação, p. 124, que “como meio para o preparo intelectual, a Bíblia é mais eficiente do que qualquer outro livro, ou todos os livros reunidos”.

O professor Sikberto Marks nos lembra que a leitura da Bíblia permite a prática de diversas estratégias que desenvolvem o intelecto:

  • Meditação (atenção intensa do espírito sobre um assunto);
  • Reflexão (exame de consciência, que desenvolve o senso crítico e subjuga a ingenuidade);
  • Observação (exame atento e minucioso);
  • Comparação (confronto de ideias);
  • Cultivo e aperfeiçoamento de princípios, que são a essência do governo da mente (Sikberto Marks, Ruptura da Mente, p. 281-285).

Agora que você aprendeu a como ler a Bíblia, coloque estas dicas em prática e usufrua de todos os benefícios da leitura da Palavra de Deus. Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a estas dicas!

Ministério da Mulher  – União Sudeste Brasileira
Igreja Adventista do Sétimo Dia

Todos os direitos reservados © Missão Mulher 2022. Desenvolvido por Agência ALX