Aprenda a criar uma rotina com os filhos e evite o estresse durante a pandemia

Como especialista em rotinas para mães multitarefas, eu afirmo que agora, mais do que nunca, uma rotina bem estabelecida será fundamental. O confinamento chegou sem aviso e nos pegou de surpresa. De repente, nos vimos todos em casa, trabalhando, estudando, fazendo as refeições e administrando as tarefas de casa juntos.

E quantas tarefas não é mesmo? São muitos pratos no ar! Administrar o bom andamento da casa, elaborar um cardápio, dar aulas, cuidar do relacionamento com o cônjuge, trabalho e ainda estar bem. Ufa! Cansa só em pensar.

Vamos ser sinceros, a maternidade pode ser estressante . Embora a posição de mãe traga algumas das melhores vantagens que você possa imaginar – a diversão, o crescimento, o amor, ela também traz mais do que sua parcela de trabalho, frustração e estresse.

O distanciamento social mudou profundamente o dia a dia de toda a população. Durante a quarentena, as famílias precisaram adaptar a rotina para conciliar o trabalho com a atenção dada aos filhos, por exemplo. Por passar muito tempo em casa, crianças e adolescentes podem ter a saúde mental impactada, apresentando sinais de estresse, raiva e ansiedade. Por isso, o apoio dos pais é fundamental.

Segundo o site do Governo do Ceara, em entrevista  com a psicóloga Marleide Oliveira, do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), os pais podem ajudar os filhos a entender e a gerenciar a situação, mantendo uma conversa aberta e tranquila.

É fundamental usar uma linguagem clara e precisa para facilitar a compreensão. “Diga só o que eles precisam saber, pois isso ajuda a diminuir o estresse”, enfatiza Marleide, que atua no Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência do HSM. Para evitar a ansiedade, o desânimo e a irritabilidade relacionados à mudança na rotina, a psicóloga recomenda algumas atitudes que podem ser adotadas diariamente pelos pais. “É importante criar uma rotina juntos, organizando horários para dormir, acordar, alimentar-se, ler, pintar, brincar e realizar as atividades enviadas pela escola ou para as revisões dos estudos, pois a rotina traz segurança e ajuda a reduzir a ansiedade”, explica.

Você não precisa criar um conjunto de ações rígidas

A rotina pode ser simplesmente padrões, ritmos e bons hábitos que já existem durante o seu dia. Muitas vezes, são esses hábitos que nos ajudam a executar o piloto automático quando precisamos salvar nossa capacidade cerebral. A rotina é benéfica para as crianças pelo seguinte:

– Dá uma sensação de segurança e estabilidade;

– Ajuda a desenvolver a autodisciplina;

– Elimina batalhas de poder (uma vez que todos sabem o que tem que ser feito);

– Criar cooperação (as crianças gostam de fazer o que vem a seguir quando sabem o que é);

– Ajuda a família a encontrar um bom ritmo de sono.

Uma das razões mais importantes pela qual sua família precisa de uma rotina é o desenvolvimento de padrões e hábitos de sono. As crianças cansadas são mais irritáveis, menos capazes de se concentrar e mais emocionalmente desequilibradas.

Estabelecer hábitos antes do sono ajudará as crianças a dormirem tranquilamente. É importante que a criança assim como todos na casa, colaborem com a organização da casa. Desde um destralhe simples,  como recolher os brinquedos espalhados, objetos, como lavar a louça, arrumar a cama, colocar a mesa ou recolher o lixo.

Precisamos sempre pedir atividades adequadas a cada idade. Se você pedir a seu filho que faça uma atividade muito complexa para ele realizar, isso poderá trazer-lhe frustrações  e descontentamento, já uma atividade simples demais, poderá trazer-lhe tédio.

Conversar com todos da casa vendo as aptidões de cada um, coordenando e delegando quando necessário será muito impostante. Auxiliar em casa demonstra maturidade e importância com sua casa e seus pertences Dividir as atividades domésticas são ótimas ferramentas para construir a autonomia, o respeito e até mesmo o despertar da consciência social das crianças e dos adolescentes.

Se achar necessário, use recursos que estejam disponíveis a você: compras por internet, entrega de comidas e medicamentos, coleta de exames em domicílio, entre outros. Crie um plano pessoal ou familiar que te ajude a se sentir com algum controle sobre a situação. Tenha à mão números de emergência, de pessoas de contato e informações úteis para o caso de uma emergência.

Estabeleça horários para dormir e acordar. Horário para as tarefas escolares e refeições assim como horário para pausas e brincadeiras. Sim! Ter um tempo de pausa. Converse com seu filho, brinque, jogue… Esse período por si só já traz uma carga muito pesada. As brincadeiras devem fazer parte do dia a dia para estimular a criatividade. Utilize materiais que facilmente estão à mão.

Além das atividades artesanais, os jogos de tabuleiro, quebra-cabeça, massinhas de modelar, jogos de adivinhação e caça ao tesouro também são ótimas opções para as brincadeiras em família. Dessa maneira, é possível utilizar o período da quarentena para fortalecer os laços entre os familiares, já que o brincar ajuda no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças.

Estabeleça um lugar da casa que se tornará seu local de trabalho. Tenha horário para começar e terminar . A vida em home office as vezes exige demais. Cuidado. Mantenha uma alimentação saudável e a prática de uma atividade física regular. O importante é manter-se ativa. Ter sentimentos de desespero, tristeza, raiva, frustração, fadiga, tédio, é natural. Se precisar peça ajuda, você não é uma máquina e não tem que dar conta de tudo. Por fim, faça do seu lar um pequeno santuário.  Seu lar precisa ser seu lugar seguro, lugar de paz e não de estresse. A organização vem acompanhando e facilitando a vida do homem desde o primórdio dos tempos. Pitágoras dizia que com organização e tempo acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.

Autora do artigo:
Sheila Procópio é personal organizer de São Paulo, esposa e mãe  cristã. Ganhadora dos Prêmios Brilhante  Unilever e Tupperware Brasil. É colaboradora da TV Novo Tempo e tem um quadro  semanal  no Programa Entre Família. Especialista em Home Organizer rotina para pais multitarefas e assistência  ao desorganizado crônico e pessoa e situação de acúmulo.

Ministério da Mulher  – União Sudeste Brasileira
Igreja Adventista do Sétimo Dia

Todos os direitos reservados © Missão Mulher 2022. Desenvolvido por Agência ALX